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Curso de APH

Atendimento Pré-Hospitalar – APH

 

CURSO CERTIFICADO - 20 HORAS

      Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de paciente graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte.
Há um sistema fixo de triagem e controle onde é feita a análise inicial do caso e indicado o tipo de equipe que será deslocada para o atendimento (básica ou avançada). Há unidades móveis que se deslocam até a área de socorro e prestam a assistência, cuja complexidade depende da triagem realizada e do material e da equipe disponíveis.
      O APH permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, antes de o paciente ser levado a um serviço médico. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, pois envolve a ativação pública do sistema através do 192, onde um médico regulador irá acionar ambulâncias com equipes básicas ou avançadas, que podem estar ligados a outros serviços de referência como hospitais, bombeiros, defesa civil, transporte aéreo, equipes terrestres de salvamento, entre outros.


Qual a necessidade do APH?

      Muitas vezes após um acidente, a vida de uma pessoa pode estar completamente em risco. Serão os primeiros procedimentos feitos pela equipe de APH que poderão salvar a vítima de uma situação muito pior, que poderia levar à morte.
      Por isso, lembre-se sempre que a informação e o conhecimento são tão importantes nestes casos quanto os treinamentos práticos. Uma equipe bem informada, bem orientada e bem treinada é capaz de reduzir os casos de acidentes com morte no Brasil.

 

Profissionais de APH

      De acordo com a Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002, os profissionais de APH podem ser divididos em dois grupos: os profissionais oriundos da área da saúde; e os profissionais não oriundos da área da saúde
No primeiro grupo, estão incluídas as seguintes profissões:

  • Médicos Clínicos Gerais;
  • Enfermeiros;
  • Auxiliares de Enfermagem;
  • Técnicos de Enfermagem;
  • Pediatras (nos casos de APH Fixo).

No segundo grupo, quanto aos profissionais não oriundos da área da saúde, encontramos: 

  • Policiais (dentre eles, policiais federais e militares);
  • Guarda Municipal;
  • Bombeiros;
  • Motoristas de Veículos de Urgência e Emergência com carteiras Tipo B, C e D.

Além disso, as unidades não hospitalares que oferecerem serviço de Atendimento à Urgência e Emergência deverão contar, ainda, com os profissionais:

  • Coordenador, Gerente ou Gestor;
  • Médico Clínico Geral;
  • Médico Pediatra;
  • Enfermeiro;
  • Técnico e Auxiliar de Enfermagem;
  • Técnico em Radiologia;
  • Auxiliar de Serviços Gerais;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Quando houver laboratório: Bioquímico; Técnico e Auxiliar de Laboratório.

      Mas a lista não precisa, necessariamente, parar por aí. Fica à critério da diretoria do estabelecimento definir se ainda farão parte da equipe outras profissões como dentista, assistente social, cirurgião, ortopedista, motoristas, entre outros. 
      Aqui no país não há uma definição nacional de quais competências deverão ter cada profissional da equipe de Atendimento Pré Hospitalar. No entanto, é fundamental que seja respeitado o que diz a constituição para o exercício de cada uma das profissões.
      Assim sendo, o serviço poderá definir com base em suas próprias estatísticas quais são as habilidades exigidas pela equipe de APH. A partir disso, poderá desenvolver os treinamentos, atualizações e certificações necessárias para garantir a padronização entre os colaboradores. 

 

Objetivo do APH

      Se tratando do APH móvel, podemos dizer que o principal objetivo é remover a vítima com segurança do local de acidente e levá-la para a unidade de atendimento mais próxima. Tudo isso depois de prestar os primeiros socorros, evitando a perda de sinais vitais e o agravamento das lesões.
      Quanto ao APH fixo, a principal missão é oferecer os primeiros socorros, manter os sinais vitais da vítima e evitar a piora das lesões. Depois disso, poderá dar encaminhamento ao paciente para que receba o tratamento adequado – seja cirúrgico, clínico, etc. 
      Além de oferecer o apoio clínico, a equipe também é responsável por acalmar o paciente se o mesmo estiver consciente e em situações de choque, por exemplo. Se há deslocamento, um acompanhante da vítima pode acompanhá-lo até a unidade de saúde mais próxima.


Sobre o Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) - 20H


Programação do curso 

  • Traumas (membros, coluna, crânio e tronco): Fraturas, Entorses e Luxações;
  • Emergências Clínicas: Distúrbios de Comportamentos, Distúrbios Respiratórios, Complicações Diabéticas, Dor Torácica Súbita e outros;
  • Ferimentos: Hemorragias, Queimaduras, Eviscerações, Amputações, Objetos transfixados e encravados;
  • Parada Cardiopulmonar: Reanimação Cardiopulmonar em Adultos, Crianças e Bebês, uso do DEA;
  • Acidentes específicos: Intoxicações, queimaduras e eletrocussão.

      Técnicas para a manipulação de vítimas:

  • Tração manual ou berço
  • Manobras de retificação de VAS

      Técnicas para a movimentação e transporte de vítimas:

  • Rolamento 180° efetuado por apenas um profissional
  • Rolamento 180° efetuado por mais de dois profissionais
  • Rolamento 90°
  • Levantamento em bloco – 4 e 5 socorristas
  • Deslocamento em bloco – 3 e 4 socorristas
  • Abordagem e imobilização do paciente em pé – 2 e 3 socorristas
  • Retirada de capacete

      Técnicas de retirada de vítimas de veículo: 

  • Chave de “RAUTECK”
  • Retirada rápida
  • Imobilização em colete imobilizador dorsal (ked)

 

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